PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

1. Parque Nacional do Iguaçu

h2foz.com.br

Você se interessa pela cultura indígena? De acordo com a etimologia tupi-guarani, “Iguaçu” significa “água grande”, que é exatamente o que encontramos aqui, muita água.

O Parque Nacional do Iguaçú , conhecido principalmente pelas quedas das Cataratas e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Parque nacional do Iguaçu abriga uma grande biodiversidade.

Para os apaixonados pela natureza, é possível fazer trilhas, macuco safari até as quedas das Cataratas do Iguaçu ou Rafting. O Parque Nacional do Iguaçú  foi instituído, em 1986, Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.

Não foi sempre que o Parque Nacional do Iguaçú, um dos patrimônios naturais da humanidade, esteve livre para ser visitado por qualquer um. Antigamente a área brasileira das cataratas era uma propriedade privada e só depois da visita e do incentivo de Santos Dumont ao lugar é que o parque ganhou notoriedade como área de interesse público. 

As quedas d’água do parque formam-se pelas águas do Rio Iguaçu, que dividem Brasil e Argentina. O lado brasileiro é ótimo para observar as quedas, enquanto se faz a Trilha das Cataratas, com 1200m. Ao longo do percurso é comum encontrar quatis, pássaros ou borboletas, que brincam entre as folhas das árvores. A trilha possui diversos mirantes, perfeitos para tirar fotos e sentir no rosto respingos das cachoeiras. O lado negativo dessa trilha é que ela possui escadas e quem tem dificuldade de locomoção será prejudicado. 

Um dos grandes destaques do lado brasileiro são as passarelas projetadas sobre a água, em que os visitantes caminham muito próximos das quedas e veem de um ângulo incrível, junto a um precipício, a Garganta do Diabo. Na época de cheia as passarelas podem até ser fechadas, por conta da vazão de água, que chega a tomar o lugar por onde passam os turistas. A sensação de estar próximo a tantas cachoeiras é inexplicável. Não há como não se sentir extasiado e, ao mesmo tempo, pequeno, diante de tamanha beleza. 

Além da Trilha das Cataratas, o viajante que conhece o parque brasileiro poderá fazer a trilha do Poço Preto, uma caminhada ecológica de 9km e atividades como passeio de bote a remo, escalada, arvorismo, rafting e, claro, o Macuco Safari – um dos passeios mais incríveis do Brasil. 

Como o parque está inserido numa área muito grande, o transporte lá dentro é feito em um ônibus com dois andares, muito confortável – parte fechado, parte aberto. Há diferentes estações dentro do parque, cada qual com seus atrativos, como: o restaurante Porto Canoas, a Estação Macuco Safari e a Estação da Trilha das Cataratas. Os transportes e a área de alimentação do lado brasileiro são superiores à estrutura do parque argentino. 

Para quem visita o parque, uma capa de chuva pode ser de grande valia, principalmente se houver vento no dia da visita. Calçados e roupas confortáveis também são primordiais para não ter chateação ao longo das caminhadas. A entrada custa R$ 24,60 para brasileiros que não residem na região e o funcionamento do parque é das 9h às 17h, todos os dias. Em ônibus ou carro, chegar ao parque, que tem estacionamento, é bastante fácil. De carro, basta seguir as placas indicativas; de ônibus, é preciso pegar um ônibus que siga pela Av. das Cataratas e tenha como destino o Parque Nacional do Iguaçu – não tem erro. 

Rodovia BR 469, Km 18, Foz do Iguaçu – PR
http://www.cataratasdoiguacu.com.br/
Summary
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Article Name
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Description
O Parque Nacional do Iguaçú foi instituído, em 1986, Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. O Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.
Author
Publisher Name
Fullfloripa
Publisher Logo