Primeira Caminhada do Caminho Brasileiro de Santiago

O día 29 de Junho as 8 da manha terá lugar a primeira caminhada  do Caminho Brasileiro de Santiago. Este, está localizado no Norte da Ilha de Florianópolis, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras (Rua Madre Maria Vilac 1700 , passando pelas igrejas de São Pedro (Ponta das Canas) e de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses), e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses. O peregrino deverá obter em cada uma das quatro igrejas o carimbo que identifica a etapa percorrida. Para isso, terá de obter a credencial oficial do Caminho de Santiago de Compostela com a associação de Amigos do Caminho de seu estado. Para o evento do dia 29/06/2017 a ACACSC fornecerá as credenciais.

Recomenda-se o uso de botas de trilha, de bastões e de uma pequena mochila para levar apenas o essencial, principalmente água e lanche. Maior parte do trecho não oferece dificuldade, exceção feita às passagens das praias da Lagoinha para a Brava e da Brava para Ingleses.

O Caminho do Brasil de Santiago de Compostela inicia na igreja Nossa Senhora de Guadalupe,
sita à Rua Madre Maria Vilac, 1700, na praia de Canasvieiras.

Tamo Canasvieiras – Ponta das Canas

* Saindo da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, segue-se em direção à praia pela rua Afonso
Cardoso da Veiga. Uma vez na praia, dobrar à direita.
*  O trecho de Canasvieiras a Cachoeira do Bom Jesus é feito pela praia, sem barreiras.
* No final da Cachoeira do Bom Jesus – após ter andado 3700 metros – é necessário cuidado
com a sinalização, pois ali é feita a travessia de um curso d’água, com saída na servidão Manoel
Salomé Jacques, já em Ponta das Canas.
* A final da servidão, dobrando à esquerda, segue-se pela Avenida Luiz Boiteux Piazza por 2000
metros até a rua Deputado Fernando Viegas (Referência: Residencial Raio do Sol), onde se
dobra novamente à esquerda. Ao final da rua paralela à praia (+ 700 metros), chega-se à igreja
de São Pedro, onde se obtém o segundo carimbo

Tramo Ponta das Canas – Ingleses

* Para Sair de Ponta das Canas, dobra-se em direção oposta à praia e logo adiante se estará na Estrada
Jornalista Jaime de Arruda Ramos, por onde se segue por 480 metros, até chegar ao Antares
Club Hotel Lagoinha (nº 1850), onde há uma passagem que leva à praia da Lagoinha, à esquerda.
A larga faixa de areia permite uma boa caminhada pela praia da Lagoinha, que é protegida
por costões, tem águas quentes e calmas e abriga uma tradicional colônia de pescadores.
* Ao chegar ao final da praia da Lagoinha (510 metros), dobra-se à direita e dá-se novamente na
Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos; segue-se por ela até a servidão Portal da Flores, à
esquerda. Ao final da servidão, inicia uma trilha ascendente no Morro do Rapa. Após 480 metros
dá-se na Avenida do Sol, de onde se avista a praia Brava.
A praia Brava é aberta, de característica oceânica e possui ondas fortes e bravias, vindo daí
seu nome. Possui cerca de 1.500 metros de extensão, de areia muito fina, amarela e macia.
* Ao chegar na rótula, dobra-se à direita, até a rua Sinésio Duarte, que dá acesso à praia. Deve-se,
então, ir para a direita, caminhando até o final da praia. Inicia-se ali a travessia para a praia dos
Ingleses pela trilha do Morro da Feiticeira, em meio à mata. É um trecho que exige muito esfor-
ço físico e atenção à sinalização.
* Ao chegar à praia dos Ingleses, pode-se andar pela praia ou pela rua das Gaivotas. Pela praia,
vai-se – por 3000 metros – até a última rua antes das dunas: a Estrada Vereador Onildo Lemos.
A igreja de Nossa Senhora dos Navegantes está a uma quadra da praia. Lá se obtém o terceiro
carimbo. (Se a opção for seguir pela rua das Gaivotas, deve-se ir por ela até chegar à avenida
Dom João Becker e seguir por ela até o final; a igreja está à esquerda, em direção à praia).

Tramo Nossa Senhora dos Navegantes – Santuário Sagrado Coração de Jesus

* Obtido o carimbo, retorna-se pela praia ou pela avenida Dom João Becker. Vindo pela praia,
deve-se procurar pela servidão Caminho do Mar e seguir por ela até chegar à avenida Dom João
Becker.
* Retornando pela avenida Dom João Becker, à altura da rua Mercúrio (na bifurcação em Y),
deve-se dobrar à esquerda, seguindo por esta rua até encontrar a rua Intendente João Nunes
Vieira e segue-se por ela até o número 1529. Ali é o final da jornada de 21 quilômetros: o
Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Primeira caminhada do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

4.9 stars, based on 2882 reviews Um Camhino – Um Destino Santiago de Compostela.O día 29 de Junho as 8 da manha terá lugar a primeira caminhada do Caminho Brasileiro de Santiago. Este, está localizado no Norte da Ilha de Florianópolis, entre as praias de Canasvieiras e Ingleses. O trajeto nacional começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras